Sonae Arauco inaugura linha de reciclagem de painéis de fibra em Mangualde

A Sonae Arauco inaugurou, em Mangualde, uma nova linha de reciclagem de painéis de fibra de média densidade (MDF), resultado de um investimento de oito milhões de euros.

O projeto representa um marco na indústria, já que é a primeira unidade no mundo a reciclar industrialmente este tipo de material.

A tecnologia agora instalada permite transformar painéis de MDF em fim de vida em matéria-prima para novos produtos, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a economia circular.

Em plena operação, prevê-se que até 20% das fibras utilizadas na produção sejam provenientes de material reciclado.

Segundo Rui Correia, CEO da Sonae Arauco, este é um “investimento estratégico não só para a empresa, mas para toda a indústria de painéis derivados de madeira”.

A nova unidade de reciclagem faz parte da Agenda TransForm, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e insere-se na estratégia da companhia de valorização da madeira em cascata, otimizando o seu ciclo de vida.

Além de Mangualde, o plano de investimentos da empresa inclui a expansão de centros de recolha de madeira e a modernização de outras unidades industriais em Portugal.

Em 2024, a Sonae Arauco valorizou mais de 800 mil toneladas de madeira reciclada, atingindo uma taxa de incorporação próxima de 33% nos seus produtos.

Com este projeto pioneiro, Mangualde ganha destaque internacional, posicionando-se como referência global na produção sustentável de derivados de madeira.

Partilhe essa Noticia