O Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Viseu foi ativado por volta das 10h desta sexta-feira, face à situação crítica provocada pelos incêndios na região.
Este plano é um instrumento que define procedimentos e mobiliza recursos para responder a situações de emergência, como acidentes graves ou catástrofes, garantindo uma coordenação eficaz entre entidades, a redução de danos e o rápido restabelecimento da normalidade.
Segundo as autoridades, o objetivo passa por identificar e avaliar riscos potenciais, minimizar as consequências dos sinistros, assegurar respostas rápidas e coordenadas e garantir a disponibilidade de meios humanos e materiais para enfrentar as ocorrências.
Atualmente, estão ativos incêndios nos concelhos de Sátão, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira e Aguiar da Beira. Além disso, a população da região de Lafões tem sentido fumo no ar, não proveniente de incêndios locais, mas sim transportado pelo vento a partir dos grandes fogos nos concelhos vizinhos.
Enquanto estas condições se mantiverem, a recomendação é evitar atividades físicas ao ar livre, reduzir a exposição prolongada ao fumo e manter portas e janelas fechadas, de forma a proteger a saúde da população.