O Movimento Independente Novo Rumo lamenta e condena publicamente os repetidos atos de vandalismo que têm atingido cartazes e outdoors da sua campanha eleitoral em várias zonas do concelho.
Em comunicado, o movimento considera que estas ações “não são apenas atentatórias ao trabalho voluntário e empenhado deste grupo de cidadãos eleitores, que acreditam num projeto político diferente, de grande proximidade das pessoas, são também um grave desrespeito pelos princípios democráticos que nos regem”.
Segundo o Novo Rumo, a destruição ou deterioração de material de campanha “representa um ataque direto à liberdade de expressão e à pluralidade de ideias, pilares essenciais da democracia”.
O movimento sublinha ainda que a política deve ser feita com elevação, debate transparente e respeito mútuo, e não com “agressividade, mentira, intimidação ou destruição”.
O movimento apela a todos os cidadãos para que repudiem este tipo de comportamentos e defendam, em conjunto, “um processo eleitoral justo, livre e digno”.
A situação já foi comunicada às autoridades policiais, tendo sido solicitado reforço de policiamento para evitar novas ocorrências e garantir a identificação dos responsáveis.
Apesar do sucedido, o Movimento Independente Novo Rumo assegura que continuará o seu caminho com serenidade, confiança e total respeito por todas as forças políticas e pelos cidadãos.
“Acreditamos que é possível fazer diferente e melhor”, conclui em nota.